top of page

EMPREENDEDOR, ESCRITOR  OU  PALESTRANTE  ?

Decidi escrever este pequeno artigo, após tomar conhecimento do episódio envolvendo o escritor  Robert  Kiyosaki,  em sua vinda ao Brasil . "Palestra com autor de 'Pai Rico, Pai Pobre' tem ofensa a plateia e vaias..."  matéria publicada no site do UOL .

 

Parece que Robert não agradou alguns brasileiros ! 

 

Na década de noventa, tornei-me palestrante ( não sou escritor, nunca tive essa pretensão ) .

 

Estudei os conceitos de Robert Kiyosaki  em 1.999,  quando ainda estava no "quadrante"  E           ( trabalhava como diretor de banco de investimentos ) .

 

Na ocasião, o livro “Rich dad poor dad” ainda não havia chegado ao Brasil.

 

Como aqui no Planeta Terra  nada se cria, tudo se copia.  E quem tem competência aperfeiçoa ! Decidi OUSAR ! 

ARRISCAR ! 

EMPRRENDER !

 

Tornei-me empresário, na mesma área em que atuava como empregado ( o desejo de todo bancário é chegar a ser banqueiro !

 

Quando o livro “Pai rico, pai pobre” foi publicado no Brasil,  eu já realizava palestras sobre o tema “Ativo/Passivo” com certa frequência...

 

É óbvio que precisei fazer diversas alterações para o "modus operandi" brasileiro. E sobretudo, e não menos importante,  tive que tomar o especial cuidado de adaptá-las à "realidade específica" de cada auditório que eu fosse palestrar .  

 

Em 2.002,  por sugestão de um editor, transformei uma de minhas palestras, que chamava-se: "PROSPERIDADE SEM FRONTEIRAS"  no livro: "TODOS PODEM SER RICOS, INCLUSIVE VOCÊ" .  

 

Diante do sucesso inusitado da empreitada , achei até bacana, na época,  ser apelidado de  “kiyosaki brasileiro”   ... 

 

Porém, após uma série de livros do escritor serem publicados compulsivamente por uma grande editora ( eu lia todos, é claro )  a alcunha "kiyosaki brasileiro"  tornou-se incômoda. 

 

Conforme aprofundava-me na leitura de seus livros,  percebia que os conceitos materiais e até filosóficos sobre  “prosperidade e riqueza”  eram bastante diferentes dos meus. 

 

Por esse motivo,  parei de seguí-lo e voltei a trabalhar de forma discreta e anônima.

 

Entretanto,  o livro que escrevi e também seu personagem ( o JUCA ),  acabaram  ganhando vida própria, e têm ajudado muitos brasileiros ( inclusive aqueles que não gostam do autor de "Pai rico pai pobre" ) .

 

Espero que ajude você também ! 

Pois todos podem SER ricos ( na verdadeira expressão do termo "SER" , que é diferente de "ter"  ) . 

 

Todos podem SER ricos, inclusive Você !

 

Artigo escrito por Alexandre Campos Oliveira  

Autor do livro "Todos podem ser ricos, inclusive Você", conferencista profissional certificado por Reinaldo Polito, com especialização em "High Impact Presentation" pelo Instituto Dale Carnegie Training. É membro-fundador do conselho de Jovens do Mercado de Capitais. Sócio-fundador da Escola de Ideias e mentor do projeto educacional "Prosperidade sem Fronteiras", que oferece educação comportamental para crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais.

bottom of page