top of page

A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL

Com o mercado mundial cada vez mais globalizado e competitivo, seria difícil imaginar os empreendedores brasileiros  mantendo-se afastados de todas as  conseqüências  trazidas pelas mudanças dos últimos tempos.

 

O cenário empresarial vem tornando-se cada vez mais complexo, pois em função das políticas econômicas adotadas pelo governo as margens de lucratividade da maioria das empresas reduziram-se a patamares bem inferiores, obrigando-as a reverem seus objetivos de forma a manterem-se no mercado.

 

A mais visível estratégia adotada pela  grande maioria dos empresários foi a segmentação de seus nichos de atuação. 

 

Supondo a existência de vários tipos de clientes, com diversas características e expectativas, algumas empresas têm procurado desenvolver produtos específicos para atender determinados segmentos do mercado, outras têm optado pela terceirização, ou ainda a quarteirização de alguns serviços.

 

Na Era do Conhecimento,  as mudanças acontecem com uma velocidade cada vez maior.  

 

Os produtos e serviços têm um “tempo de vida” mais curto ( obsolescência programada ) o que consequentemente faz com que surjam “outros” cada vez mais "eficientes".  

 

A redução dos lucros  está elevando cada vez mais o grau de concorrência entre as empresas.  

 

Está acontecendo uma verdadeira “guerra”  em diversos setores econômicos do mercado global. 

 

Neste cenário, as organizações necessitam, cada vez mais, da criação de modelos de gestão ágeis e flexíveis, que respondam à volatilidade das informações, onde a essência da estratégia empresarial seja a inovação...

 

Uma organização obsoleta é aquela, na qual os seus Colaboradores não foram capazes de anular, com rapidez a depreciação de seu Capital Intelectual. 

 

Não investiram o suficiente na criação de um novo Capital. 

 

É aquela empresa, na qual os gerentes acreditam que sabem mais do que sabem e o que realmente sabem está desatualizado ! 

 

Com as mudanças trazidas  no setor da Educação, ocorreram modificações nas estratégias de ensino, treinamento e desenvolvimento, que além de capacitar para os aspectos operacionais, passaram a enfatizartambém as questões comportamentais. 

 

Essas mudanças vêm transformando o conhecimento e o capital intelectual dos Colaboradores, nos principais Ativos das organizações.

 

É responsabilidade do empreendedor,  promover o aperfeiçoamento entre seus colaboradores, demonstrando a importância do capital intelectual e a continuidade deste conceito no meio empresarial. 

 

As empresas que pretendem prosperar, terão que cuidar de seus “Talentos” e gerenciar os seus “Ativos” mais importantes ...

 

Artigo escrito por Alexandre Campos Oliveira  

Autor do livro "Todos podem ser ricos, inclusive Você", conferencista profissional certificado por Reinaldo Polito, com especialização em "High Impact Presentation" pelo Instituto Dale Carnegie Training. É membro-fundador do conselho de Jovens do Mercado de Capitais. Sócio-fundador da Escola de Ideias e mentor do projeto educacional "Prosperidade sem Fronteiras", que oferece educação comportamental para crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais.

bottom of page